domingo, 22 de fevereiro de 2015

Poluição Atmosférica - Uma abordagem Interdisciplinar

A poluição Atmosférica é uma temática que abrange vários problemas ambientais associados, tais como o Smog, a Chuva Ácida e a Destruição da Camada de Ozono.



Para ficarmos a conhecer melhor estes fenómenos, vou pedir a colaboração de professores de Ciências Naturais e Ciências Fisico-Químicas e História, para uma abordagem ao tema mais completa.

Assim...

Espaço de Geografia, com o professor Paulo Cerqueira


Clica aqui: https://www.slideshare.net/secret/H7yQpNa95Zfgo7

Clica aqui (http://nautilus.fis.uc.pt/cec/ozono/)
Clica aqui: https://prezi.com/nv5mqspf6nqk/poluicao-atmosferica/







Espaço de Ciências Naturais, com o professor Sílvio (Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso)


clica aqui: https://www.slideshare.net/secret/Gaa4vQfNCVPzPa




Espaço de CFQ, com as professoras Margarida Pereira e Isabel Duarte (ESA)


http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_chuvasacidas.htm









O professor   Fernando Correia (Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso), quis deixar também o seu contributo, no âmbito da sua disciplina de CFQ.


clica aqui: https://www.slideshare.net/secret/GZxQVd4wZ9P6q











Espaço de História, com o professor José Maria (ESA). Obrigado por deixar também aqui o seu contributo, para uma abordagem mais completa da questão.




Clica aqui: https://www.slideshare.net/secret/cp1AU9LC2FKYBk

Finalmente, fica aqui a ligação a uma página web de um professor de Geografia, de Murça, que está a lecionar o tema Poluição Atmoférica. Fica aqui o link:

clica aqui: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/aemurca/enrol/index.php?id=29

podem entrar como visitantes, sendo a senha - vitor

Vamos agora Testar o teu Conhecimento!


Clica aqui: (teste 1) http://www.quiz-creator.com/qms/quiz.php?u1457965q82619v679300662

Clica aqui: (teste 2) http://www.quiz-creator.com/qms/quiz.php?u1457965q83320v3304784095






Gostaríamos que dessem a vossa opinião sobre a forma como foram abordados os temas. A utilização de vídeos, flashs, e outros recursos como documentários ou filmes (tal como "O Dia Depois de Amanhã"), foi positiva para a tua aprendizagem? Motivou-te mais para os temas?
A abordagem de temas por várias disciplinas, enriqueceu o teu conhecimento?
Deixa a tua opinião ou as tuas dúvidas!





72 comentários:

  1. Eu penso que é uma boa abordagem e uma boa maneira de aprendermos mais e de nos motivar.
    :) Sara Silva 9B N.º17

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas ficado mais motivada. Tu já és interessada pelas temáticas e uma aluna aplicada.

      Eliminar
  2. Penso que é uma boa forma para apresentar alguns conteúdos de forma lúdica,pois desta maneira consegue captar a atenção de mais alunos,e de certa forma torna a matéria mais interessante.

    Rita Teixeira 9 B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião e espero ter captado também a tua atenção.

      Eliminar
  3. Eu acho que quando acabamos de dar uma matéria devemos ver um filme pois ficamos a perceber melhora matéria abordada.
    igor cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...Ou antes de "dar matéria", como forma de motivação. Não?

      Eliminar
  4. Na minha opinião o "buraco na camada do ozono" é que o Homem não se está a preocupar com o ambiente o que está a levar a várias consequências negativas, o Homem não para de emitir para a atmosfera os CFC'S e está a MATAR o ambiente

    João Macedo 9ºB Nº 11

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Buraco" na camada de Ozono foi detetado a tempo. O problema é que os CFC (Clorofluorcarbonetos) lançados na atmosfera demoram muito tempo a desaparecer da atmosfera e como vimos na aula, basta um átomo de Cloro para destruir milhares de moléculas de Ozono...

      Eliminar
  5. Os alunos preferem visualizar filmes e pequenos documentos para de uma forma atrair o aluno para a matéria em questão. As aulas propriamente faladas de o inicio ao fim vão fazer com que se torne mais cansativo para o aluno e que este perca o interesse pelas aulas.
    Inês Macedo 9ºB

    ResponderEliminar
  6. O problema degradação da nossa atmosfera tornou-se mais do que um problema ambiental um problema cívico, é importante que todos estudem e saibam os problema (chuvas ácidas, smog, diminuição da camada do ozono...)
    Através dos documentos em cima apresentados penso que todos ficamos a conhecer os graves problemas atuais da nossa atmosfera

    Gonçalo Ferreira n. 6 9º B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Gonçalo! Como sempre, uma opinião interessante! É também um problema de todos, é verdade.

      Eliminar
  7. Na minha opinião o "buraco da camada de ozono" está a levar a consequências sérias no ambiente, como por exemplo, o aquecimento global.
    Se o Homem continuar a ignorar as provas o aquecimento global vai piorar bastante.
    Henrique Pereira 9ºB Nº8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm...o principal problema da destruição da camada de Ozono é o de que sem ele, o Ozono, não existiria vida. O aquecimento global está relacionado em grande parte com a poluição.
      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  8. Com esta abordagem, que é constituída por vídeos e animações, acreditamos que esta é uma forma mais educativa, interativa, fácil, e até mais divertida de refletirmos sobre a importância destes grandes dilemas e problemas vividos por nós, no nosso quotidiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Divertida e interativa", Ena...É claro que sim e jaá agora, se pudermos ficar a perceber a matéria, melhor ainda...Não é João?

      Eliminar
  9. Desta forma com a utilização de vídeos, flashs , podemos aprender e mais tarde transmitir as consequências e maneiras a prevenir o aumento do buraco da camada de ozono que é provocada pela libertação de CFC's.
    Marco n.º 13 Benjamim n.º 4 9.ºA

    ResponderEliminar
  10. O Buraco da camada de Ozono tem vindo a crescer... As pessoas não se preocupam com o futuro; com os seus futuros netos, ou ate filhos. Os temas citados em cima foram muito bem explicados, pelo que aprendi algumas coisas novas.
    A Emissão de CFC's devia de ser proibida mundialmente!

    André 9ºA

    ResponderEliminar
  11. O Ozono é a camada que nos protege dos raios ultravioletas vindos do Sol, logo protege-nos de algumas doenças como cancro da pele e também podem danificar o sistema imunológico humano, tornando as pessoas mais vulneráveis a doenças infeciosas. Ouve-se falar muito no "buraco" da camada de ozono mas na verdade não se trata mesmo de um buraco mas sim de uma diminuição da espessura da camada. Para tentar "salvar" o nosso planeta, em 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal com o objetivo de reduzir a emissão de CFC`s...
    É claro que como todos os acordos têm, este também tem "falhas", digamos assim, humanas pois por mais que uma pessoa tente ajudar e fazer para tal, haverá sempre uma altura que vamos cometer um erro e pode já ser tarde de mais para corrigir esse mesmo.
    Actualmente tenta-se substituir os CFC (muito prejudiciais para a camada de ozono), por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozono é destruída será o fim da vida na terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes os "erros" podem-se tornar irreparáveis, é verdade. Tal como a emissão de CfCs para a atmosfera. Apesar da grande redução, após os Protocolos que se fizeram, como o de Montreal, o "mal" já estava feito.

      Eliminar
  12. Acho inovador a forma como nos é oferecido o estudo abordado na aula, pois torna-se mais fácil estudar através da tecnologia.
    Os PowerPoints mostram-nos a matéria mais resumida, de forma a ser mais fácil o estudo, como também o comentário do professor José Maria.
    Gosta da ideia de haver mais professores a colaborar com a ideia do professor Paulo Cerqueira.
    Obrigado a todos os colaboradores participantes:)
    Inês Taveira 9ºA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha parte, obrigado pelo teu comentário, Inês. Acho que o professor José Maria também vai gostar de ler este comentário!

      Eliminar
  13. O terceiro link é o mais resumido e de mais fácil consulta. Achei o comentário do professor José Maria muito interessante, na forma de escrever e identificando o Ministério da Ciência e da Educação e a sociedade,em geral, para alertar o problema que a sociedade não dá a devida atenção.
    Mas todos os colaboradores merecem um obrigado e a nossa atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, é pena não estar identificado. Se possível, indique o nome e turma, por favor.

      Eliminar
  14. Muito bom!È muito importante que o ser humano preserve a camada de ozono pois sem ela não existiria vida!Esta camada absorve uma parte importante da radiação ultravioleta que atinge a atmosfera da Terra e que é muito prejudicial a todas as formas de vida, se ela não existisse haveria um grande numero de cancros e entre outros efeitos nocivos, no final da decada de 1970 foram detetadas foram registadas diminuiçoesentre outros efeitos nocivos concentrações de ozono que se tornaram mais evidentes quando foi descoberto um boraco de ozono, sobre a Antártida, primeiro, e sobre o Ártico, depois os CF´S (clorofluorocarbonetos) foram os mais responssaveis por este acontecimento.
    Os CF´S depois de libertados para a atmosfera sobem e decompõem-se sob a ação da luz solar. Devido ao papel produtor do papel protetor da camada de ozono, vários acordos internacionais foram já estabelecidos no sentido de diminuir a utilização de CFC.
    A 16 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono.

    David Brites 9ªA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, David! Parece que ficaste a saber a matéria... "16 de Setembro", uma data a relembrar.

      Eliminar
  15. O buraco de ozono cresceu muito em muito tempo, devido á grande emissao de CFC's (clorofluorcarbonetos), que agora estao a ser menos usados hoje em dia.
    Todos os países assinaram o tratado de Quioto, menos os EUA e a China, os mais poluentes. António 9ºA

    ResponderEliminar
  16. Gostei de como foram explicados os temas acima, bem resumidos mas com a informação essencial. Também gostei de virem outros professores de outras disciplinas dar links e também gostei de os power points estarem sempre acompanhados de imagens para explicar melhor. Mj

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que é uma boa forma de os alunos ficarem a perceber melhor a materia e assim não a acham tão cansativa.
    Andreia Barros Nº 3 9ºB

    ResponderEliminar
  18. Acho que é uma boa maneira de os professores darem a matéria aos alunos. é uma aula em que utilizamos as novas tecnologias e assim nos jovens como gostamos dessas estamos mais atentos.
    Daniela Mendes Nº5 9ºB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os jovens", mais do que ninguém, gostam de usar as novas tecnologias, não é verdade?

      Eliminar
  19. Eu acho que é uma maneira de nos os alunos precebemos um pouco mais as novas tecnologias e gostamos de usar a tecnologia e menos cansativo . miguel ribeiro n°11,, 9°c

    ResponderEliminar
  20. eu acho bem aprendemos atravez das novas tecnologias pois e uma maneira diferente de aprendemos. jose lopes n 9. 9 c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "através", das TIC. O importante, para além de aprender, é ficar a gostar das matérias.

      Eliminar
  21. Na minha opinião, acho que devemos visualizar pelo menos um filme por cada matéria dada, ajuda a motivar, a perceber melhor a matéria falada nas aulas, melhorando o empenho e o aproveitamento dos alunos. Desta forma não acham a matéria tão cansativa vendo filmes, documentários e vídeos, despertando o interesse dos jovens pelo mesmo.
    Rosana Macedo n.º12 9ºC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será possível, para cada tema visualizar um filme, de qualquer forma, ainda bem que gostaste.

      Eliminar
  22. Na minha opinião,a maneira de como o professor apresentou os temas foi interessante,dando motivação aos alunos para aprender mais sobre a respetiva matéria. A poluição e a destruição da camada e ozono são problemas recentes,apesar de se prolongar por vários anos! Porém,as pessoas não dão a devida importância,podendo mesmo destruir a vida na Terra.
    O professor apresentou o tema com um filme,"O Dia Depois De Amanhã",despertando logo o meu interesse. Eu penso,que hoje em dia,todos os jovens gostam de desenvolver este tema. Uma vez,que se acontecer alguma coisa ao Homem,será na nossa geração.
    Devemos continuar com as campanhas de preservação ambiental e o professor deve continuar com o seu método de ensino! Obrigado,enriqueceu o meu conhecimento!
    Bárbara Silva nº1 9ºC

    ResponderEliminar
  23. Pensando bem este assunto já é muito falado e mesmo assim ainda é um problema devido ao que fizemos no passado, visto que os CFCs são tão prejudiciais que ainda estão a destruir as moléculas de ozono.
    O que demos na aula de geografia foi mais um complemento para o que sabíamos e penso que não acrescentou assim tanto ao que já tínhamos dado em outras, no entanto é um assunto interessante.
    João Alves 9ºC Nº8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que tu já conhecia" s o tema, pois vês muitos documentários. "Foi mais um complemento - gostei da frase.

      Eliminar
    2. É uma verdade inconveniente, de certa forma, o teu comentario, mas deve ser mesmo assim, para ser construtiva a opinião ou mesmo uma crítica.

      Eliminar
  24. Na minha opinião, ver filmes ou documentários sobre a matéria é mais produtivo, pois, capta melhor a atenção dos alunos. Não só os alunos ficam mais interessados na matéria, como interpretam melhor.
    Acho que o professor deve continuar com este método.
    Beatriz Peixoto Nº2 9ºC

    ResponderEliminar
  25. Eu achei muito interessante os professores de várias escolas ajudarem dando o seu apoio colectivo ao professor Paulo Cerqueira.
    O filme o dia depois de amanhã um filme muito interessante pois nos mostra o que nos pode acontecer um dia destes devido à poluição da camada de ozono.
    Agradeço desde Já aos professores que nos deram este contributo para nos estudarmos de uma maneira mais rápida.
    A abordagem destes temas enriqueceram muito a minha aprendizagem.
    E estou mais motivado para enriquecer a aprendizagem para mais temas que tenham alguma coisa a ver com a minha matéria.
    Eu acho que devíamos ver mais filmes e documentários, no entanto também devíamos ler mais PowerPoint mas acho mais ideal ver filmes e documentários acho que o professor deve continuar com este método.

    Diogo Miguel Carvalho Moura N.º5 9.º C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Diogo, devemos também agradecer aos professores que colaboraram nesta iniciativa.

      Eliminar
  26. Na minha opinião os alunos ficam a perceber melhor a matéria com esta abordagem, pois é mais interessante e os alunos gostam mais.
    Acho que com a abordagem de várias disciplinas fiquei a perceber melhor.
    Deviamos continuar com esta abordagem pois é muito mais produtiva.
    Daniela Ribeiro nº3 9ºC

    ResponderEliminar
  27. Na minha opinião acho que nós os jovens temos muito interesse por esta matéria por ser uma matéria que tem um interesse na sociedade em geral, com a abordagem desta matéria em várias disciplinas enriquece o nosso conhecimento e ficamos a saber mais sobre o que devemos mudar e evitar
    Inês Varejão nº6 9ºC

    ResponderEliminar
  28. Esta maneira de aprendizagem é muito boa para os alunos, motiva-me a estudar mais, é uma maneira de aprendizagem diferente do habitual e é mais produtiva.
    A utilização das novas tecnologias para a aprendizagem é melhor, porque nos, os alunos,temos mais vontade de estudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Gostaria que tivesse identificação, por favor.

      Eliminar
  29. Na minha opinião. com está nova forma de estudar um problema que cabe a toda a população solucionar, os alunos ficam mais interessados para o tema. Com esta forma nova tratamos de problemas que mos poderão afetar no nosso futuro, pois os jovens são o futuro de amanhã!
    Ana Rita 9.ºA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "cabe a toda a população", sim senhor. Tal como vimos na aula, relativamente à redução da emissão de CFCs, houvera, vários protocolos entre países com vista a solucionar o problema. A Atmosfera circula, é um problema global e um problema de todos!

      Eliminar
  30. o blog é muito educativo , pois tem tudo que é necessario par uma boa consolidaço da materia dada nas aulas
    Sara Figueira 9.B N.18

    ResponderEliminar
  31. Na minha opinião, acho este blog muito interessante onde o professor coloca documentários, filmes, e algumas ferramentas essenciais para que os alunos possam aprender melhor a matéria dada. Temos o exemplo do filme "O dia Depois de Amanha" onde podemos vê-lo na sala de aula, foi uma maneira boa de ter-mos capturado a matéria melhor. Achei um gesto de boa parte dos professores de outras escolas terem colaborado com o professor Paulo Cerqueira, onde os alunos podem ver, e aprender com as ferramentas proposta pelo professor Paulo Cerqueira e pelos outros professores.
    Rui Pereira Nº13 9ºC

    ResponderEliminar
  32. Muito bem Rui, obrigado pela opinião construtiva e de agradecimento aos professores que colaboraram desta forma interdisciplinar.

    ResponderEliminar
  33. Eu acho que vendo documentários, filmes e slideshows nos cativa mais a atenção.
    Apesar de na aula o professor nos explicar a matéria, nos filmes aborda-se numa forma mais atrativa e de fácil compreensão.

    Francisca Carvalho n.º2 9.ºB

    ResponderEliminar
  34. Eu penso que este blog é uma ótima forma mais interativa e até interessante de expor esta matéria que pode ser considerada para uns díficil ou até desinteressante.
    Creio que isto é um método de apresntarmos as nossas dúvidas quando as tivermos e, não só quando tivermos aulas da disciplina em questão. Este projeto ao contar com a participação de professores não só de diversas áreas, mas também de diferentes escolas, vai-nos proporcionar um conhecimento mais vasto uma vez que as nossas questões são vistas de diferentes pontos de vista. Eu tenho uma questão que gostava que fosse respondida: Porquê que os EUA não assinaram o Protocolo de Quioto? Aguardo a resposta!

    ResponderEliminar
  35. Caros aluna.
    Vou responder de forma clara e sucinta. A administração norte-americana não ratificou o Trado de Quito baseando-se em dois argumentos fundamentais: a) a de que não está provado que a poluição é a principal responsável pela degradação da camada de ozono e, b) se tomasse medidas para limitar ou diminuir a poluição isso afetaria o seu crescimento económico.
    Comentário pessoal: considero que são dois argumentos hipócritas, sobretudo para quem se diz ser o melhor representante da democracia. Contudo e ainda bem que há empresários/industriais americanos, bem como um ou outro estado americano (ex: Califórnia), que não concordando com o governo, vêm por sua conta e custo/risco implementando medidas visando a diminuição das fontes poluentes.
    José Maria Gonçalves

    ResponderEliminar
  36. Pergunta que gostava que fosse respondida:
    - Porque razão não optaram por fazer uma lei que penalizasse os países que emitissem muito CO2 , em vez de fazerem o Protocolo de Quioto que não obriga todos esses países a diminuírem a emissão de CO2?
    Inês Taveira 9ºA

    ResponderEliminar
  37. Exmos Senhores professores de CFQ queria saber se quando a água se transforma em chuva acida se esta vê o seu peso atómico alterado

    ResponderEliminar
  38. Penso que deve haver "confusão" entre peso atómico e massa molecular. O peso atómico (do átomo) é uma constante. Assim, em vez de se falar em peso atómico da chuva ácida deve falar-se em massa molecular (a água é uma molécula). A massa molecular de uma substância é uma constante enquanto que massas moleculares de misturas (a água das chuvas ácidas é uma mistura) não é quantificável porque depende da sua composição.

    ResponderEliminar
  39. O último comentário é do professor de CFQ Fernando Correira, do Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso. Por lapso, não se identificou, mas um obrigado à mesma.

    ResponderEliminar