segunda-feira, 6 de abril de 2015

Lição 4 e 5 - Uma verdade Inconveniente (Al-Gore)


Mais uma lição de Al Gore no seu documentário "Uma Verdade Inconveniente".



Então, o que aprendemos com estas duas "lições"?

71 comentários:

  1. A libertação de CO¬¬2 é elevada, contudo tem tendência para um aumento significativo, contudo ninguém se preocupa, ou então as medidas tomadas são escassas e não pode continuar assim!
    E para além disso a temperatura está a aumentar. Os últimos anos são recordistas a nível das mais altas temperaturas, e isto não se verifica apenas no ar, mas também no mar e isso pode causar uma maior evaporação e deste modo as tempestades são cada vez mais fortes ao ponto de causar furacões, ou seja, devemos tomar medidas já antes que seja tarde de mais, e adiar o inevitável não é solução, temos que lidar com o problema frente a frente.

    Rita Teixeira
    9ºB N.º 16

    ResponderEliminar
  2. O CO2 tem vindo a aumentar na atmosfera de uma forma altamente perigosa e nós, humanos, somos os principais responsáveis por este acontecimento.
    O aumento de CO2 na atmosfera tem provocado graves alterações climáticas, o aquecimento global.
    Por consequência, com o aquecimento global, as temperaturas dos oceanos aumentam, provocando furacões,tufões e tornados por todo o mundo.
    O furacão Katrina foi um dos exemplos mais claros deste fator do aquecimento global, começou na Flórida, nível 1, passou por águas quentes, ganhando mais humidade e ficando mais forte. Quando chegou a Nova Orleães, foi a destruição total.
    Com estes resultados, haverá ainda mais consequências humanas ou sociais, apesar de os cépticos não verem isso!
    Bárbara Silva nº1 9ºC

    ResponderEliminar
  3. Estas duas lições estão a falar sobre o elevado numero de dióxido de carbono, e que daqui a 50 anos o numero de dióxido de carbono ira rebentar a escala.
    O aumento da temperatura global e o ano em que se registou a maior temperatura registada foi em 2005.

    Benjamim Teixeira
    9ªA N:4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Mas o aumento da temperatura da água dos oceanos, provoca alterações climáticas importantes e por vezes com consequências muito prejudiciais para todos, tal como o furacão Katrina.

      Eliminar
  4. A subida de co2 e bastante elevada assim prevendo se que daqui a 50 anos que suba ainda mais se ninguém tomar medidas contra isso , obviamente que isto ira mostrar se na temperatura que será elevadíssima assim como a velocidade dos ventos tornando assim os furacões muito mais fortes , para evitar tudo isto devemos tomar medidas e não ignorar o assunto
    Sara Figueira 9.ºB N.º18

    ResponderEliminar
  5. no documentário vesse que houve uma grande libertação de CO2 e por isso esta na hora de agirmos e de nos preocuparmos.
    Andreia barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque o aumento de CO2 a este nível, como vimos, aumenta também a evaporação e consequentemente a velocidade dos ventos.

      Eliminar
  6. nas ultimas décadas tem vindo a notar se um grande aumento de CO 2 na atmosfera. nos temos que fazer alguma coisa para parar mos com este abuso para o nosso planeta, temos que tratar bem dele porque ele pode adoecer.

    ResponderEliminar
  7. No comentário 4, Al Gore mostrou-nos que o nível de CO2 tem vindo a aumentar ao do tempo e tem provocado vários estragos no nosso planeta 🌍.
    No comentário 5, falou-nos da variação da temperatura, do clima,da velocidade dos ventos, dos furacões e do nível das águas dos oceanos e como estes originam várias catástrofe, como por exemplo o furacão Katrina.
    Inês Taveira 9A

    ResponderEliminar
  8. O que aprendemos com estas duas lições é que o CO2(dióxido de carbono) está acima dos valores do ciclo natural, e fomos nós que fizemos isto. Em menos de 50 anos aumentará significativamente e não pode continuar assim!
    Para além disso a temperatura está a aumentar. Isto verifica-se no ar, na água do mar e isso pode causar tempestades ao ponto de causar furacões, devido á maior evaporação da água do mar. Devemos tomar medidas rapidamente.
    "Então? Parece estar tudo bem."

    Henrique Pereira
    9ºB N.º8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, certo, porque aumentando a temperatura da água do mar, aumenta a evaporação, a velocidade dos ventos e a intensidade dos furacões, como o furacão Katrina, tal como vimos.

      Eliminar
  9. Na lição 4 é referido que a emissão de CO2 era um pouco constante mas a partir de há 50 anos esta começou a subir muito rapidamente atingindo níveis recordes.
    Na lição 5 é referido que a temperatura média do mar oscilava, subindo e descendo, mas a partir de um tempo começou a subir muito .Em 2004 houve uma onda de calor que estabeleceu recordes por todo o planeta como por exemplo na China só num ano houve 10 tufões.
    Marco 9ºA n.º13

    ResponderEliminar
  10. Como podemos observar no documentário “Uma verdade inconveniente” de Al Gore, a previsão da temperatura nós próximos 50 anos. Este aumento tem vindo a causar consequências como o aumento de furacões e dos níveis médios de temperaturas, consoante os registos 2005 foi o ano mais quente dos últimos 14 anos onde se registaram 35000 mortes em território Europeu e temperaturas de cerca de 50ºC na Índia.
    Nesse mesmo ano aconteceu uma das maiores catástrofes naturais registadas até aos dias de hoje, o furacão Katrina alcançou 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson, destruindo parte dos EUA.
    Ana Rita Pinto
    9.ºA

    ResponderEliminar
  11. Durante muito tempo a população tem vindo a fazer como que o co2 aumenta progressivamente .Nisto a temperatura tem vindo a aumentar nao e so a temperatura ambiente mas tambem a temperatura da agua e ate pode provocar alguns furacoes.
    Os furacao katerine e formado por causa da altas temperaturas da agua, a evaporacao nao so o furacao katerine ,mas tambem forma outros furacoes, mas tambem forma tufoes.

    ResponderEliminar
  12. O que aprendemos com estas duas novas lições é que os níveis de CO2 // Dióxido de Carbono estão a um valor muito mais elevado do que deveriam estar para respeitarmos o nosso planeta Terra.´
    Esses níveis elevadissimos de CO2 estão a provocar sérias alterações no nosso ambiente, como furacões mais potentes como é o caso do furacão Katrina, entre muitas outras.

    João Macedo Nº14 9ºB

    ResponderEliminar
  13. O CO2 e o dióxido de carbono, estão concentrados na atmosfera, e a sua concentração vai aumentando de ano para ano. O documentário, mostra belas paisagens e lugares do mundo, que tem tendência a desaparecer devido ao aquecimento global.

    Lurdes 9ºB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devido à subida do nível médio das águas do mar.

      Eliminar
  14. Vimos que os níveis de dióxido de carbono estão cada vez mais elevados e se não nos preocuparmos com tal coisa, o problema vai se agravando a cada dia que passa, o que leva a alterar o sistema climático, nomeadamente furacões, como o tão famoso Furacão Katrina.

    ResponderEliminar
  15. Nos videos 4 e 5, Al Gore mostra o crescimento dos niveis de CO2, explicando as suas consequencias, como as subidas de temperatura, as quais ele prova mostrando que os 10 anos mais quentes desde 1880 passaram-se todos nos ultimos 14 anos, o mais quente sendo o de 2005, até agora. António Soares Nº5 9ºA

    ResponderEliminar
  16. Com o aumento do CO2 na atmosfera que é provocada pelo ser humano, vai fazer com que haja varias consequências como estamos a ver agora. Algumas zonas do mundo que se verifica um elevado aumento de CO2 vai ocorrer alteraçoes climáticas como: furacões, elevado nível de agua... Onde essas vão ocorrer com grande perigo, algumas dessas sao formadas por ventos.
    Mais tarde o mundo vai virar contra nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta a identificação.
      De qualquer forma, obrigado.
      Estamos a assistir já a grandes alterações climática, tais como a maior intensidade dos furações, como vimos.

      Eliminar
    2. Desculpe, Rui Pereira.... N°13...... 9C

      Eliminar
  17. O aumento de concentração de gases como CO2 na atmosfera e a sua futura subida conduziu o nosso planeta a inúmeros problemas entre eles, e como assistimos no 5º documentário, a alterações climáticas nomeadamente ao aumento da temperatura.
    Este aumento, como é óbvio, teve graves consequências, como o degelo, contudo, uma das mais notórias foi o aumento do número e intensidade dos furacões. Isto tem a ver com o que disse previamente sobre a temperatura, o que levou ao maior aquecimento da água do mar e consequentemente à maior evaporação.
    Nos últimos anos têm-se batido recordes quanto ao nível da temperatura, furacões, entre outros, ocorrendo também um dos furacões mais violentos da história, o furacão Katrina.
    Ana P. nº1 9ºA

    ResponderEliminar
  18. As temperaturas vieram aumentar muito desde a revolução americana. Desde 1990 ate 2005. 2005 Foi o ano com maior nível de temperatura. Desde muitos furacões que se sucederam o katrina foi um dos mais fortes que devastou nova Orleães. Como consequência da emissão de co2 temos o degelo das calotes polares, a subida da temperatura das aguas d mar e a subida dos níveis médios da agua do mar.
    Isto tudo devido há emissão de co2
    Tiago Luís n.º16 9.ºc

    ResponderEliminar
  19. Foi o mais forte até então, a passar por aqueles lados.

    ResponderEliminar
  20. Neste vídeos é visto que devido às nossas decisões e ações, a emissão de CO2 é muito maior do que num período de mais de 20 mil anos, o que leva consequentemente ao aumento da temperatura média, o que por sua vez leva ao descongelamento dos calotes polares e ao aquecimento dos Oceanos, o que leva também a um maior número de ondas de calor, por exemplo a de 2005 e, também a uma maior ocorrência de acontecimentos atmosféricos de grande escala, devido à maior evaporação da água dos oceanos, o que leva a uma maior força dos ventos e a uma maior humidade dentro do próprio furacão.
    Aluno: João Moura N.º9 9.ºA

    ResponderEliminar
  21. Estes vídeos comprovam mais uma vez que a ação humana é a maior responsável pelos problemas ambientais como por exemplo: o degelo dos glaciares; a subida do nível médio das águas do mar; das cheias e das secas. Outra consequência das alterações climatéricas são os furacões que com o aumento da temperatura da água do mar ficam mais intensos e perigosos. Será que isto vai parar?

    Francisca Carvalho 9ºB n.º2

    ResponderEliminar
  22. No documentário 5 foi, sobretudo, mostrado os números de furacões que aconteceram nestes últimos anos, como por exemplo o furação Katrina que causou vários estragos a nível económico mas também a nível humano.
    Para tal, estes furacões não surgiram do nada, como da para ver no documentário 4, nestes últimos 50 anos, o CO2 aumentou muito mais do que era previsto e tal acontecimento provocou um nível de vapor de água elevado e como consequência as partículas de agua vaporizadas formaram mais nuvens tornando se mais provável haver formação de furacões e também para "ajudar", os ventos tornaram se mais forte tornando assim as paredes dos furacões mais fortes. Como exemplo disso temos o furação Katrina, referido atrás e também no documentário, que tornou se mais forte com os níveis de agua dos mares elevados e com uma maior velocidade dos ventos, tendo assim destruído habitações, obras publicas e também um nível elevado de mortes humanas.

    ResponderEliminar
  23. No decomentario 4 demonstra o aumento de CO2 nos útimos 50 anos na atmosférera a reação das pessoas ao verem o gràfico que Al-Gore costumam dizer (Então parece tudo bem!) sem saber que o aumento de CO2 na atmosféra vai causar grandes danos á vida humana . Nas duas linhas do grafico a de CO2 e a da temperatura ambos aumentam mais ou menos de igual modo caso a temperatura aumente o clima irá mudar os verões vão ser cada vez mais quentes e os invernos cada vez mais frios, e a raça humana ira ser afetada a temperatura das águas dos oceanos tem aumentado levando a um numero maior de furacões ou seja como o nivel da água é maior a velocidade dos ventos tambem é maior e o planeta terra fica sujeito a existirem cada vez mais furacoes , como por exemplo o furacão Katrina que levou a uma grande destruição e um elevado numero de MORTES.

    David Brites 9ºA nº6

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os seres vivos sofrem consequências, das alterações climáticas, apesar do único, talvez, responsável, seja o ser humano.

      Eliminar
  24. Resumidamente o que os comentários queriam dizer era que devido à poluição os níveis de co2 aumentaram drasticamente e tendem a aumentar ainda mais e isso vai fazer com que haja o degelo das calotes polares, a alteração do clima e a alteração das correntes marítimas que por sua vez provocam o aumento dos ciclones e dos furacões que destroem tudo por onde passam. Por isso só podemos evitar isso se reduzirmos drasticamente a poluição do planeta
    Sara S 9b n17

    ResponderEliminar
  25. Através dos vídeos que observamos podemos concluir que houve um aumento da velocidade do vento e também um aumento das águas do mar o que levou a grandes tempestades e também a furacões ao qual se destacou o furacão Katrina onde houve várias mortes devido sobretudo ao degelo dos glaciares.Dentro de 50 anos tudo isto mudará, mas para pior. Por isso alertamos para que cuidem do ambiente.
    Lúcia e Maria

    ResponderEliminar
  26. Aumento da velocidade dos ventos que resulta do aquecimento das águas do oceano. Muito bem.

    ResponderEliminar
  27. O CO2 tem vindo a aumentar na atmosfera significativamente, pondo em perigo a vida dos seres vivos. Com o seu aumento, tem provocado graves alterações climáticas, assim como o aquecimento global, o que gera a razão das temperaturas dos oceanos aumentarem, provocando furacões, tufões e tornados por todo o mundo, nomeadamente o furacão Katrina que ficou bastante conhecido devido à grande destruição que terá causado.
    Rosana Macedo 9°C

    ResponderEliminar
  28. O CO2 ao aumentar,também aumenta o efeito de estufa e a aumentar, aumenta a temperatura, os glaciares diminuem e o nivela da água do mar sobe e há mais evaporação e com o vento forte formam-se mais furacões e cada vez mais forte como por exemplo o furacão katrina.
    Rui Coelho 9ºC

    ResponderEliminar
  29. Quando o dióxido de carbono aumenta na atmosfera mais provoca alterações climáticas, pois quanto mais dióxido de carbono houver na terra mais vai haver aumento das temperaturas e quando as águas do mar sobem vai haver mais furacões, assim vai haver mais estragos e mais mortes. Então todos nós temos de ter cuidado com o nosso planeta pois quando nós quando repararmos pode já ser tarde.
    Daniela Ribeiro nº3 9ºC

    ResponderEliminar
  30. O aumento de CO2 na atmosfera tem causasdo o aquecimento global, o que fez com que a temperatura das águas do mar aumentasse.
    Esse aumento na temperatura das aguas do mar leva com que a agua evapore mais rápido fazendo com que aconteçam furacões com maior frequência e cada vez mais fortes.
    Tomas Borges 9C

    ResponderEliminar
  31. Com o aumento do Dióxido de carbono aumentam também as temperaturas , o nível das aguas do mar sobe ( devido ao degelo das calotas polares), que fazem com que aumentem os furacões. Estes fenómenos fazem com que o planeta fique destruido em vários sítios por isso é que temos de controlar a emissão de CO2
    Inês Varejão nº6 9ºC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aumento da intensidade dos furacões deve-se sobretudo ao aquecimento da água dos oceanos e consequente aumento da evaporação.

      Eliminar
  32. O aumento do aquecimento global vai provocar durante os proximos anos o degelo dos polos no entanto não temos só esse problema e que tambem vao se provocar furacoes e outros tipos de catastrofes naturais.
    Diogo Moura N.°5 9.°C

    ResponderEliminar
  33. O aumento de co2 tem vindo a aumentar, logo o aquecimento global aumenta, provocando os degelo assim sendo o nível medio do mar vai aumentar provocando cheias em algumas partes do planeta.
    O ar aquece e provoca furacões como por exemplo no Japão, estados unidos etc. José Lopes 9° c

    ResponderEliminar
  34. O aumento do co2 na atmosfera provocou alteraçoes climaticas,com a subida da tempratura, e tambem com a subida de águas como os furacoes etc. Isto tudo devido ao ser humano, como poluir o ambiente (incendios, lixeiras). E nos ultimos 14 anos foram muito quentes , o ano mais quente foi no ano 2005 devido a isso com a poluiçao etc. Os furacoes formam-se na agua , e quanto maior for a envaporaçao maior e o nivel do furacao e ficam mais fortes devido a envaporaçao dos furacoes. Miguel Ribeiro n° 11 ,9°c.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, Miguel, quanto mais calor, maior a evaporação e mais fortes se tornam os furacões.

      Eliminar
  35. No video 4 fala sobre o dióxido de carbono e como subiu significativamente muito rápido,é devido ao ser humano e aos seus atos de poluição.
    No video 5 fala sobre os furacões principalmente sobre o furação Katrina, como matou muitas pessoas, isto é devido à subida da temperatura devido à emissão de dióxido de carbono que faz com que haja mais evaporação que reforça os furações.
    Sigrid Vieira 9ºA nº19

    ResponderEliminar
  36. Estes anos que têm passado tem havido um aumento sucessivo das tragédias, entre muitas tem-se relevado as inundações e as secas. Este aumento da precipitação em grandes quantidades tem a ver com o efeito de estufa e o aquecimento global. Este processo de aquecimento global cria evaporação que suga a humidade do solo formando também secas.
    as áreas mais afectadas são o Níger e darfur.

    ResponderEliminar
  37. Houve previsões que poderiam acontecer furacões como o furacão Katrina mas ninguém acreditou porque o ser humano acredita que as coisas más só acontecem aos outros e não a eles e como vimos, podemos afirmar que o tiro lhe saiu pela culatra... O aquecimento global não só provoca inundações como também secas, por exemplo, na Índia, houve umas das maiores inundações que o ser humano ja viu e uma das razões é que não só provoca inundações, o aquecimento global, como também provoca precipitação e muda o sentido da precipitação tornando alguma terras secas devido à falta de precipitação.
    E como exemplo temos o lago Chade que era um dos maiores lagos do mundo e nos últimos 50 anos tem vindo a secar até que, actualmente, já secou provocando vários problemas a níveis humanos pois as terras vizinhas que usavam como fonte de água o lago, já não tem uma fonte de alimento provocando várias mortes e também deslocamento à procura de novas terras para que as pessoas tenham ou possam ter água para beber e utilizar noutras situações. Também podemos ver que o Árctico é uma das zonas mais afectadas, devido às alterações climáticas provocando o derrame dos gelos que também destroem o lar de alguns seres vivos como os ursos polares provocando as mortes de alguns ursos polares e também a deslocação à procura de gelo de alguns ursos.

    ResponderEliminar